terça-feira, 11 de dezembro de 2012

As informações sobre o I Seminário FNTSUAS estão concentradas na nova Aba do blog!

Acesse lá a programação atualizada e o local do evento!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012






I SEMINÁRIO DO FÓRUM NACIONAL DE TRABALHADORES/AS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (FNTSUAS)
IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES NOS ESPAÇOS PÚBLICOS

Data: 14 e 15 de dezembro de 2012
Dia 14 de dezembro

8:30   – Credenciamento
9:00 –  Mesa de Abertura
1.      Representação do FNTSUAS
2.      Representação do CNAS
3.      Representação do MDS
9:30 - Conferência de Abertura: O Mundo do Trabalho e a Gestão Pública-  Professor Mauro  Iasi 
Professor adjunto da Escola de Serviço Social da UFRJ. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM- ESS - UFRJ). Educador popular do NEP 13 de Maio. Presidente da ADUFRJ
Coordenação: CFESS e FETSUAS/RS.

10h30 – Mesa 1: Trabalhador do SUAS: identidade, representação e representatividade
Ementa: Quem é o trabalhador  do SUAS, Papel do trabalhador do SUAS na efetivação da política de assistência social, Representação e representatividade dos/as trabalhadores/as do SUAS nos espaços públicos. As diferentes naturezas de organização de trabalhadores no SUAS. Participação social na cultura política brasileira.
Composição da Mesa:

Jane Clemente -  Assessora institucional da Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas
José Crus - Assistente Social, Especialista em Políticas Públicas e Coordenador Geral da Gestão do Trabalho do SUAS do MDS
Debatedor:  Professor  Mauro  Iasi
Coordenação da Mesa: CFP e FETSUAS/BA.

11h30 – Debate

12h30 – Almoço

14h00 – Mesa 2: Representação dos/as trabalhadores/as do SUAS no controle social
Ementa: Representação dos trabalhadores do SUAS no controle social e os fóruns municipais, estaduais e nacional dos trabalhadores do SUAS, participação da sociedade civil, dimensão ético-política na defesa de direitos e autonomia profissional na representação.
Composição da Mesa:
Márcia Biondi Pinheiro Doutora em serviço social pela PUC SP,graduada pela PUC MG.Ocupou vários cargos na administração pública,militante da política de assistência social.Seu último cargo foi na presidência do CNAS e a Subsecretaria de Estado do Rio de Janeiro.
Joari Aparecido Soares de Carvalho - Psicólogo social na Secretaria de Promoção da Cidadania e Inclusão Social, da Prefeitura de Suzano - SP. Conselheiro na atual gestão do CRP 06 e representante do CRP 06 na Coordenação do Fórum Estadual de Trabalhadores do Suas de São Paulo. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou no Creas e atua no Setor de Gestão Técnica do órgão gestor do Suas em Suzano.
Debatedor: Solange Maria Rodrigues Leite- Psicóloga Social, com especialização em Psicologia Aplicada ao Social- PUC Paraná e em Saúde da Família  pela Universidade Estadual de Londrina.Psicóloga do Centro de referência Especializado de Assistência Social  - no Município de Pinhais- Paraná.Participa da Coordenação Nacional do FNTSUAS, indicada pelo FETSUAS PR e do  Colegiado Estadual das/os Trabalhadoras/es do SUAS indicada pelo Sindypsi.
Coordenação da Mesa: COFFITO e FETSUAS/SC.

15h20 – Debate

17hs – Merenda

17h15 - Espaço para reuniões de articulação

18h30 – Encerramento.

Dia 15 de dezembro

09h00 – Mesa 3: Experiências de Mesas de Negociação
Ementa: Diferentes experiências de funcionamento de Mesas de Negociação, no SUS e SUAS. Experiências no âmbito municipal e estadual de Mesa de Negociação no  SUAS.
Composição da Mesa:
Geová Morais da Silva : Experiência do Município de Lauro de Freitas -– Psicólogo e licenciado em Filosofia pela UFBA, com pós graduação em  Educação/CEPOM. Professor, Instrutor Interno  na Prefeitura Municipal de  Salvador,  Palestrante,     Presidente do Sindicato dos (as) Psicólogos (as) no Estado da Bahia – SINPSI-BA. (gestão 2012-2015),      Diretor da Federação Nacional dos Psicólogos  (gestão 2009-2012),     Coordenador do Fórum Estadual dos/as Trabalhadores/as do SUAS da Bahia. (gestão 2011-2013)
Marilena Silva: Experiência do Município de Curitiba - -  Assistente social, servidora pública municipal em Curitiba, com especialização na gestão de políticas públicas, especialista em educação infantil  e gestão de políticas sociais, militante do
movimento social, dirigente sindical na federação dos servidores púbicos municipais do paraná - FESSMUC, integrando o fórum dos trabalhadores do SUAS no Paraná e Assessora no Mandato da Vereadora Professora Josete  na Camara Municipal de  Curitiba
Debatedora -  Salete MaccalózDesembargadora Federal, concursada em 1988,  e professora concursada da UFRJ. Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ em  2000. É Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ, com  especialização lato sensu em Direito de Empresas, Direito Tributário, Contabilidade Gerencial e Auditoria e Mercado de Capitais. É Membro Titular da Cátedra nº 7 da Academia Brasileira de Ciência Econômicas, Políticas e Sociais; Membro Titular do Instituto Ibero-Americano de Direito Público - IADP; Conselheira Consultiva do IDES - Instituto Direito e Sociedade e do CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria.

Coordenação da Mesa: FENAPSI e FNS.

10h30 – Debate

11h30 – Encaminhamentos Finais

12h00 – Encerramento

REALIZAÇÃO

FÓRUM NACIONAL DE TRABALHADORES/AS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNTSUAS


APOIOS

ABRATO
ATORGS
CFESS
CFP
COFFITO
CREFITO 1
CRP- SP
CNTSS
FETSUAS\BA
FETSUAS\PR
UNB